Pneu 225/50R18 BRIDGESTONE TURANZA T005 99W XL RUNFLAT RSC*
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RESISTÊNCIA AO ROLAMENTO
A resistência ao rolamento é indicada através de uma escala de letras que vai de "A" (mais eficiente) a "G" (menos eficiente).
Este índice está relacionado ao consumo de combustível.
Um pneu, por exemplo, de grau "B" apresenta um consumo de combustível 1,5% menor que um pneu graduado como "C" (o que dá em média 60 litros de combustível ao final da vida útil do jogo de pneus).
A diferença de consumo entre um pneu grau "A" e outro de grau "G" chega a ser de 7,5%.
A letra D não é usada em pneus de passeio e camionete (ou seja: nesses casos, um pneu "E" é imediatamente inferior a um pneu "C").
Dica: Um pneu com pressão de calibragem abaixo da recomendada tem maior resistência ao rolamento e consequentemente maior consumo de combustível.
FRENAGEM NO MOLHADO
Índice apresentado em uma escala de letras, sendo "A" o de melhor desempenho e "F" o pior.
As classes D e G não são utilizadas para pneus de passeio e camionete.
Os pneus grau "A" são a referência para uma frenagem à 80Km/h em asfalto molhado. À medida que a distância de frenagem aumenta o índice também aumenta (veja o gráfico abaixo que representa as médias dessas distâncias, em metros).
*Cálculo médio com base na tabela de desaceleração da norma EC 1222/2009 utilizando a equação de Torricelli
RUÍDO EXTERNO
O critério de ruído externo é apresentado em forma gráfica através de ondas sonoras, seguido do número de decibéis.
Pneus mais silenciosos proporcionam maior conforto aos ouvidos dos passageiros do veículo.
O nível sonoro é medido em decibéis [dB] com escala logarítmica. O nível que causa desconforto ao ouvido humano é de 80dB.
Na escala do selo:
- Uma onda significa nível de ruído menor ou igual a 69dB;
- Duas ondas é o equivalente a um ruído entre 69,1 e 72dB;
- Três ondas é o mesmo que um ruído entre:
- 72,1 e 75dB em carros de passeio;
- 72,1 e 77dB em veículos comerciais leves;
- 72,1 e 78dB em caminhões e ônibus.
CONPET
O CONPET é um programa do Governo Federal, criado em 1991, por decreto presidencial, para promover o desenvolvimento de uma cultura anti-desperdício no uso dos recursos naturais não renováveis no Brasil, garantindo um país melhor para as gerações futuras.
Os principais objetivos do Programa são: racionalizar o consumo dos derivados do petróleo e do gás natural; reduzir a emissão de gases poluentes na atmosfera; promover a pesquisa e o desenvolvimento tecnológico; e fornecer apoio técnico para o aumento da eficiência energética no uso final da energia.
INMETRO E OCP
O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia - INMETRO - é uma autarquia federal, vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria, e Comércio Exterior, que atua como Secretaria Executiva do Conselho Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Conmetro), colegiado interministerial, que é o órgão normativo do Sistema Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Sinmetro).
OCP é o organismo certificado pelo INMETRO (laboratório) que executa os testes do representante legal da marca.
Pneu de alta performance, desenvolvido para proporcionar maior controle e frenagem em condições adversas, especialmente em pista molhada, oferecendo segurança e conforto ao dirigir.
CARACTERÍSTICAS:
DESENHO DE RODAGEM COM RANHURAS 3D
Mantém excelente desempenho no molhado, mesmo com o desgaste progressivo do pneu
SULCOS LONGITUDINAIS NA BANDA E TRANSVERSAIS NO OMBRO
Melhora a tração no molhado e estabilidade, além de resistir a aquaplanagem em curvas
BLOCOS COM SUPERFÍCIE ARREDONDADA (MRB)
Melhor contato do pneu com o solo, garantindo melhor frenagem
CARCAÇA COM ENVOLTÓRIO EM ESPIRAL
Otimiza o conforto ao dirigir e estabilidade em altas velocidades, devido a melhor uniformidade e balanceamento do pneu
TALÃO EM “O” SEM EMENDAS
Assentamento perfeito do pneu na roda, devido a montagem mais precisa do pneu que garante excelente nível de uniformidade
COMPOSTOS COM HI-SÍLICA
Aumenta a aderência do pneu com o solo e reduz a resistência ao rolamento, proporcionando economia de combustível
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